banner atrativos

O pequeno distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras é sinônimo de paz, beleza e tranqüilidade. Ideal para quem quer fugir da rotina, descansar e curtir a natureza. O visitante logo se impressiona pela beleza de seu conjunto arquitetônico típico do período colonial mineiro.

Sua vegetação exuberante e o terreno irregular formam lindas e atraentes cachoeiras, tornando irrecusável o convite para um mergulho em seus poços de águas refrescantes. São cinco cachoeiras: Grota Seca; do Comércio; Rapadura, Cadete, Retiro, Pacu, localizada no encontro do Rio Jequitinhonha com o Córrego São Gonçalo.

Ao visitar São Gonçalo, os turistas não podem deixar de apreciar o trabalho desenvolvido pelos artesões, além dos saborosos doces caseiros da região. Outro importante atrativo do local são as festas religiosas, que reúnem população e turistas em excelentes comemorações.

Matriz de São Gonçalo
Esta igreja conserva os traços do estilo de construções barrocas do século XVIII do Vale do Jequitinhonha. O visitante mais atencioso vai reparar as semelhanças entre as construções desta região, o motivo é que praticamente eram os mesmos artesãos, mestre de obras e pintores da região que realizavam os serviços nestas construções. Informe-se com algum morador sobre horários de funcionamento da igreja, pelo que observei não são fixos.

Igreja do Rosário
Esta igreja é mais nova que a da Matriz, mas ainda apresenta traços típicos de construções do período colonial.

Largo da Praça Antônio Félix
Localizada na Rua Félix, abriga a Matriz de São Gonçalo em meio a arvores, um cruzeiro e vestígios de muros de pedra. É ponto de encontro dos moradores do distrito com vários bancos de madeiras à sombra das árvores da praça.

Praça do Comércio
Esta bela praça fica na esquina das ruas do Comércio e da Cachoeira, é um tradicional ponto de encontro dos moradores.

ATRATIVOS NATURAIS

Cachoeira do Comércio
Esta cachoeira fica no final da Rua da Cachoeira. É raro encontrar uma cachoeira no centro de algum povoado. A descida até o poço é curta e muito íngreme, o poço é bem pequenininho e vista é encoberta pela mata galeria.

Cachoeira da Grota Seca e da Rapadura
Distância da Sede do Distrito : 4 km
Localizada nos arredores de São Gonçalo, apresenta em grande volume de água, de cor turva por causa do garimpo na área. Possui 30 quedas d’água que formam poços com possibilidade de banho, apesar das muitas pedras escorregadias existentes no local.
Localização : Arredores da Fazenda Grota Seca - Distrito de S. Gonçalo do R. das Pedras

Cachoeira do Pacu
Localização : Lugarejo Chamado Pacu, no distrito de S. Gonçalo do Rio das Pedras
Distância do Distrito : 2 km
Em um lugarejo chamado Pacu é aproximadamente de 7 metros de altura. Com pouco volume de água, apresenta águas cristalinas.

Outros atrativos turísticos de São Gonçalo do Rio das Pedras, são:

Cachoeira do Cadete (2Km), a Serra do Raio (10Km), Cachoeira do Bananal (12Km), Cachoeira do Retiro (08Km), Pinturas Rupestres na Serra do Raio e no caminho para o Vau.

A Pousada São Gonçalo MG é a sua melhor escolha de Pousadas em São Gonçalo do Rio das Pedras. Venha aproveitar os bons momentos da vida com tranquilidade, bom atendimento, um delicioso café da manhã e todas as demais qualidades que consideramos importantes para lhe proporcionar uma estadia inesquecível ao seu passeio em São Gonçalo do Rio das Pedras, a este lugar maravilhoso de Minas Gerais.

Sabendo que os Chalés em São Gonçalo são de grande procura, preparamos especialmente pra você 5 Chalés + 1 Chalé estilo Torre e também 4 Suítes Internas, que com certeza oferecerão o conforto que você merece em sua visita a São Gonçalo do Rio das Pedras.

A hospedagem que você procura está aqui na Pousada São Gonçalo MG, veja o mapa, venha logo, e não esqueça de antecipar sua reserva !


 

rodape depoimentorodape conhecarodape mapa