O pequeno distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras é sinônimo de paz, beleza e tranqüilidade. Ideal para quem quer fugir da rotina, descansar e curtir a natureza. O visitante logo se impressiona pela beleza de seu conjunto arquitetônico típico do período colonial mineiro.
Sua vegetação exuberante e o terreno irregular formam lindas e atraentes cachoeiras, tornando irrecusável o convite para um mergulho em seus poços de águas refrescantes. São cinco cachoeiras: Grota Seca; do Comércio; Rapadura, Cadete, Retiro, Pacu, localizada no encontro do Rio Jequitinhonha com o Córrego São Gonçalo.
Ao visitar São Gonçalo, os turistas não podem deixar de apreciar o trabalho desenvolvido pelos artesões, além dos saborosos doces caseiros da região. Outro importante atrativo do local são as festas religiosas, que reúnem população e turistas em excelentes comemorações.
O povoado teve sua origem ligada à exploração do ouro, o declínio da mineração e o isolamento geográfico do distrito contribuíram para a conservação de praticamente todos os elementos arquitetônicos e paisagísticos dos séculos XVIII e XIX.
O distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está localizado pertinho de Diamantina e Milho Verde. O distrito tem ótimas opções de pousadas e de casas para alugar. Nos feriados é um bom destino para quem busca tranqüilidade.
Ainda não inventaram a máquina do tempo, mas é possível ter uma idéia de como eram os povoados e ritmo de vida dos moradores de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX em São Gonçalo dos Rios das Pedras.
Bens Tombados:
Igreja Matriz de São Gonçalo
Bem Imóvel - 2ª Metade Século XVIII - processo nº 20.581 de 26/05/80 - IEPHA-MG
São Gonçalo do Rio das Pedras é um Distrito do Serro (vide características do Serro).
DDD: 38
CEP: 39.153-000
Bancos:
Não existem agências nem postos bancários no distrito. Os mais próximos ficam na cidade de Serro.
Localização:
Situada na vertente da serra do Espinhaço, junto a nascente do rio Jequitinhonha